AWS-  VPC Gateways NAT e Elastic IP.
AWS- VPC Gateways NAT e Elastic IP.

AWS- VPC Gateways NAT e Elastic IP.

Vamos falar sobre o NAT dentro da AWS. Para que serve o NAT para conversão de endereço de rede para que nossas máquinas da sub-rede possam utilizar recursos externos e as outra máquina externas não consigam acessar nossas máquinas internas, forma mais simples de explicar.

No AWS  click no menu do VPC na lateral do lado esquerdo procure o submenu NAT Gateways, ele irá carregar uma nova página onde você pode escolher o tipo de NAT  que você deseja, que pode ser por instância ou gateway, observação ao criar por instância não esqueça que se você destruir a instância este gateway não poderá mais ser usado.

Para criar é só click no botão laranja na parte superior direita, Criar gateway Nat,  

Ele irá te direcionar para a parte de configuração, solicitando;

Nome que você deseja dar a este NAT,

Sub-rede que você vai usar,

Tipo de conexão se privada ou pública,

Alocação de IP ( caso você ainda não tenha nenhum e só click no botão Alocar IP Elástico),

Tag,

Depois é só click no botão laranja na parte inferior Criar Gateway NAT, e ele já vai aparecer na tela do gateways NAT.

Ao retorna para tela do gateway Nat caso queira mais detalhes e até mesmo monitor alguns recursos do tráfego dele e só click  no que você criou e irá aparecer os detalhes na parte inferior da tela.

Caso você deseje excluir o gateway NAT e só click nele para selecionar e click no botão na parte superior Ações  irá abrir as opções possíveis, click em Excluir gateway NAT.

Agora observação ao excluir o IP Elástico que foi alocado ele é  disassociado ao gateway NAT mais não é liberado da sua conta, logo caso você não queira mais ele você deve liberá-lo, já sei a pergunta e como eu faço isso, então vamos agora falar sobre o IPs Elastic.

   Endereço IP elástico é um endereço IPv4 estático projetado para computação em nuvem dinâmica. Ele é alocado para a conta da AWS  e será cobrado até que você o libere, então tome cuidado. Com um endereço IP elástico, é possível mascarar a falha de uma instância ou software remapeando rapidamente o endereço para outra instância na conta, você pode também especificar o endereço IP elástico em um registro DNS para o seu domínio, para que ele acione a sua instância e etc.

Para entrar no console do IPs Elastic click no menu do VPC na lateral esquerda click no sub menu IPs Elásticos,

Você pode estar criando um IPs Elastic  click no botão laranja da parte superior , Alocar endereço IP estático, mas caso esteja criando um Gateway Nat  pode criar por lá, a sua escolha.

Agora como desasociar ou liberar um IP Elástico, você click e seleciona o IP  desejado e click na parte superior lado direito no botão Ações;

Caso ele esteja associado a uma instância ou interface de rede e só click na opção,  Desassociar endereço IP elástico.

Caso você  não queira mais usar o endereço você deve liberá-lo é só click no botão Ações na opção,  Liberar endereço IP estático.

Lembre-se a AWS só nos permite alocar 5 IPs Elásticos por região, ela cobrar pela Alocação de IPs usando ou não é caso você precise usar a opção de DNS Reverso você precisar antes de liberar o IP elástico falar com a equipe de suporte da AWS  para que eles desbloquem  e assim você consiga liberar o  IP.

 

Também no VPC no menu lateral esquerdo temos a opção de configurar portas de entrada e saída no menu Segurança  click na opção Acls de Rede.

Caso você já tenha criado um VPC  irá aparecer  as opções que você tem e só click na desejada e escolher qual regra você quer criar de entrada ou saída. Sabe qual é o melhor,  nele você pode determinar o IP que será liberado ou bloqueado  para aquela porta ( uma coisa que o Security grupo não deixa) o Network ACLs deixa.

 

Por hoje é só pessoal nos vemos na próxima postagem.

Beijos, Maga.😘

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *