AWS – S3 (Amazon Simple Storage Service)
AWS – S3 (Amazon Simple Storage Service)

AWS – S3 (Amazon Simple Storage Service)

Vamos falar hoje do S3 (Amazon Simple Storage Service) serviço de armazenamento na nuvem da AWS, é um serviço de armazenamento de objetos que oferece escalabilidade, disponibilidade de dados e segurança. A criação do Buckets é regional mas o gerenciamento é global. A AWS criar alguns automático com algumas funcionalidades. Que você usar e você também pode criar um Buckets, ele é como um Store com camada de abstração você não precisa monta em um servidor, funciona em HTTP por exemplo para pegar  (get) e armazenar (post) nesta camada de abstração que serve para guardar os dados. Você pode  armazenar e proteger qualquer quantidade de dados de praticamente qualquer caso de uso, como data lakes, aplicações nativas da nuvem e aplicações móveis. Com classes de armazenamento econômicas e recursos de gerenciamento fáceis de usar, você pode otimizar custos, organizar dados e configurar controles de acesso ajustados para atender a requisitos específicos de negócios, organizacionais e de conformidade.

Vamos entrar no do S3, como  sempre vamos para  o console principal do AWS vai em pesquisar e digite S3 click nele e irá lhe direcionar para o console do S3.

Para criar um bucket click no botão “criar bucket” na lateral direita parte superior. Ele vai lhe perguntar o nome que você deseja dar para o bucket( lembre-se você tem que respeita padrão de URL, AWS vai criar um DNS com o nome do bucket usando os domínios da AWS, por padrão ele nasce sem ser publico mas você pode mudar, então cuidado). Se você precisar quais são as regras pra criação do nome abaixo da caixa de escrita tem um link para você vê as regras de criação para o nome. Depois ele vai solicitar a região que você deseja criar( latência e preço são diferentes em cada região), Importante na parte de Propriedades  do objeto para configurar as permissoes da ACL, configurações de acesso público ao bucket ( por default vem ticado no check-box o ” Bloquear todo acesso público” para que novas ACLs, já existem e pra que venham de outro buckets não deixe o buckets público ( caso mas para frente você precise que este buckets fique público e só editar as configurações de permissoes do bucket  e alterar). Se você quer ativar o versionamento dos dados que você fizer upload, tag, criptografia e bloqueio por objeto, seleciona o que deseja e click no botão criar bucket.

 

Para fazer upload de arquivos e só click no buckets ele irá lhe direcionar para o buckets e no console da buckets você vai na aba Overviem e click no botão Upload ele deixa você arrasar e cola e arquivos maiores ele recomenda o uso do AWS Clio, vai pergunta qual as permissões para o conta que está criando e para outras, permissões de publicidade, qual a modalidade que este arquivo deve ter de tempo de arnamezamento, latência e não esqueça ele vai cobrar por cada um conforme sua escolha.

O pagamento é variado conforme sua escolha de armazenamento, quantidade de dado armazenamento e tráfego.

Para você  vê a url que ele criar para o bucket ou o arquivo que você fez upload e só click no bucket depois click no arquivo que você fez upload ele vai lhe mostra um check-list e nele vai ter a url por isso tão importante seguir as regras na criação do nome e bastante  interessante colocar nomes que lhe remetam ao que será feito

 

Dentro dele você também pode editar as configurações do arquivo que você fez o upload no caso este são permissões de objeto.

E também ao click no bucket podemos editar as configurações do bucket escolhido.

Podemos editar versionamento, log de acesso ao bucket, redirecionamento da url do bucket usando várias  opções.

Podemos também criar políticas dentro do bucket e para isso tem o site da própria AWS que nos ajuda.

https://awspolicygen.s3.amazonaws.com/policygen.html

 

S3 tem muita coisa é bom sempre ficar de olho para não ficar público algo que comprometa seus dados e sua segurança, fora isso é só felicidade, abaixo  vou deixa a url da Amazon da documentação.

https://docs.aws.amazon.com/pt_br/AmazonS3/latest/userguide/managing-storage.html

Para editar as configurações de bloqueio público do bucket é só ir no menu lateral em ”  configurações de  bloqueio do acesso público desta conta e editar o que você precisa.

Nos demais itens do menu lateral podemos configurar  métricas, análise de armazenamento,  integrações com sistemas de backup e recuperação,  com análise de dados de monitoramento e vários outros.

Por hoje é só pessoal,  nos vemos no próximo poste.

Beijos, Maga.😘

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *