AWS – Route 53.
AWS – Route 53.

AWS – Route 53.

Vamos começar na rota com o Route 53 ( Scalable DNS and Domain Name Registration) um serviço na nuvem escalável de serviço de DNS, ele permite que você faça o serviço de troca de IP por nome, gerenciamento de tráfego, monitoramento de disponibilidade e permite também que você faça registro de domínios pela própria plataforma sem necessidade de entidades externas( ex: registro.br) ele é um serviço global e com isso você não precisa se preocupar em qual região você quer na AWS.

Vamos para o console do Route 53, simples. No sonsole da AWS na pesquisa e só digitar… Route 53, este é o console dele.

Zonas hospedadas – criar zonas de gerencimento de dominio.

Podemos criar e transferir os domínios que iremos precisar é só click em criar ou caso queira transferir só click no botão transferir domínio

Para você verificar o nome service(ns),  clicar no domínio que foi criado e se encontra no console, irá abrir uma tela mostrando os ns, para você gerenciar seu domínio pelo  Route 53 é só pega os ns que está sendo demonstrado  e colocar  onde você está usando para registrar seu domínio.

Ainda no console permite criar domínios ainda dentro do domínio pelo botão create record set, você pode criar um novo registro dentro deste domínio ( ex. dentro do meu domínio eu quero criar um espaço de download de arquivos mais usuais nas minhas rotinas de trabalho eu posso criar este  subdomínio e apontar para por exemplo uma máquina específica onde fica meus arquivos de download).

Coloca o nome que você deseja para este subdomínio o tipo o valor que ele irá receber, em alias você pode escolher também se você quer aponta o ID para um recurso que está rodando dentro do AWS ou se você quer  fixa um valor direto do IP, na parte value coloca no nosso exemplo colocamos nosso IP da máquina de download.

Cuidado com o TTL pois em caso de desastre ele vai levar o tempo que você definir para se propagar e com isso volta a funcionar, se for crítico coloque menos de 5 minutos para não ter dor de cabeça 😉.

Outra coisa caso você queira transferir o domínio para o AWS e na hora da transferência ele te der a mensagem de erro que não permite se ele é só você verificar no loca que você fez o registro na parte de gerenciamento a trava de transferência de domínio que ela deve está ativada, aí é só desativar e refazer a solicitação de transferência. No AWS  vai no menu Domínios registrados click no dominio e editar,  no caso da AWS habilita e pega o código e coloca onde você quiser transferir o gerenciamento ex:terraform.

Beleza, agora vamos falar o Verificacao de integridade , que seria uma verificação constante do seu serviço, click nele e você pode criar  preenche os dados que ele solicita sobre o domínio que você quer ficar fazendo a chegarem se você quer checar TCP ou UDP, porta, o path e etc. Não esqueça este serviço de checagem é pago no AWS.

Depois de criar ele vai volta para o console e você pode verificar as informações dele e só click no que você criou e ele vai demonstra as informações, gráficos, logs, alarmes e etc.

Agora o Fluxo de tráfico, nele fora o desenho da sua estrutura  de tráfego, você  que fazer o distribuição de carga entre regiões de acesso do usuário para uma ec2 daquela área.

Para criar isso você pode criar nas políticas, ou no menu política de tráfego na política e só click nele e depois click em create record set, depois na aba lateral vai no item Routing policy e escolhe o que você deseja se latência, geolocalização e etc.

Depois de criar ele fica assim no console.

Não esqueça este serviço é  pago então verifique o que realmente você precisa, abaixo link do site na AWS  falando mais sobre o Route 53.

https://aws.amazon.com/pt/route53/

Por hoje é só pessoal, nos vemos na próxima.

Beijos, Maga.😘

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *