Iremos falar hoje sobre Amazon API Gateway um serviço gerenciado que permite que desenvolvedores criem, publiquem, mantenham, monitorem e protejam APIs em qualquer escala com facilidade. Com o API Gateway, você pode criar APIs do RESTful e APIs do WebSocket que habilitam aplicativos de comunicação bidirecionais em tempo real. Totalmente integrado com produtos da AWS e usa o Swagger com OpenApi 3 para simplificar como geramos as documentações.
O API Gateway dá suporte a cargas de trabalho conteinerizadas e sem servidor, além de aplicativos da web. Com ele você pode também administra todas as tarefas envolvidas no recebimento e processamento de chamados de API simultâneas, inclusive gerenciamento de tráfego, suporte de CORS, controle de autorização e acesso, com fluxo controlado, monitoramento e gerenciamento de versões de API.
Observação ele cobra pelas chamadas de API recebidas e pela quantidade transferida de dados de saída, então se não estiver usando exclua.
Para entrar no console, vá no console da AWS e em pesquisar digite API Gateway, ele irá te direcionar para o console do API Gateway, lá você é tem quatro opções:
API HTML ( usado para enviar solicitações para funções AWS Lambda ou para qualquer endpoint HTTP roteável, de baixa latência e econômico, são compatíveis com as autorizações OpenID Connect e OAuth 2.0, com suporte incorporado para compartilhamento de recursos de origem cruzada (CORS) e implantações automáticas).
API WebSocket ( coleção de rotas WebSocket integradas a endpoints HTTP de back-end, funções do Lambda ou outros serviços da AWS, pode usar os recursos do API Gateway em todos os aspectos do ciclo de vida da API, da criação até o monitoramento das APIs de produção, são bidirecionais clientes/ servidor, usado para conexões persistente casos de uso em tempo real (bate-papo, plataformas de colaboração, jogos multijogador), mensagens JSON de entrada são direcionadas para integrações de backend com base nas rotas que você configura e mensagens que não apresentam o formato JSON são direcionadas para a rota $default que você configurar).
API Rest ( coleção de recursos e métodos que são integrados aos endpoints HTTP de back-end, funções do Lambda ou outros serviços da AWS, pode utilizado os recursos em todos os aspectos do ciclo de vida da API, desde a criação até o monitoramento das APIs de produção, usam um modelo de solicitação/resposta em que um cliente envia uma solicitação para um serviço, e o serviço responde de forma síncrona.
API Rest Privada ( e uma API Rest que só pode ser usada dentro de uma VPN).
Para criar você escolhe qual API você precisa e click no botão “compilar” caso queira criar, ou “importar”caso já tenha uma criada. Vamos criar a nossa.
Ele irá te direcionar ara o console de configuração e você pode escolher o protocolo( API Rest ou WebSocket), como você quer criar a sua API ( nova, importar dos Swagger ou do OpenApi 3 , ou de uma API de exemplo).
Após criar ela irá direcionar para o console das API onde você poderá realizar algumas ações, criar métodos, documentos, monitorar, fazer o gerencimento da sua API.
Ele também permite que você veja a estrutura do fluxo, qual o métodos está seguindo e realize teste de execução do método.
No menu lateral da API você pode esta gerenciado recursos, reposições, autorizações, documentações tudo que você precisa.
Em recursos nos implantamos uma API, escolhemos o estágio da implantação, nome , descrevemos uma descrição de estágios implantação e clicamos no botão ” implante ”
Após a implantação, com o estágio criado e só clicar no nome do estágio que você deseja e configurar, cache, rastreamento, gerar SDKS, verificar documentação, exportar e outras funcionalidade.
Tem um mar de opções a se fazer dentro de cada API só depende de você, eu sei que este assunto é meio complicado de entender assim de primeira, mas a documentação ajuda bastante e o que é melhor, tem vários tutorias de criação para ajudar, vou deixa abaixo a url.
https://docs.aws.amazon.com/pt_br/apigateway/latest/developerguide/api-gateway-tutorials.html
Por hoje é só pessoal, nos vemos no próximo poste.
Beijos, Maga.😘