AWS – OpsWorks
AWS – OpsWorks

AWS – OpsWorks

Ferramenta de automação da AWS o OpsWorks é o serviço de gerenciamento de configurações para quem já utiliza as plataformas de automação de infraestrutura do Chef ou Puppet.

AWS – OpsWorks permite usar o Chef e o Puppet para automatizar a forma como os servidores são configurados, implantados e gerenciados em instâncias do Amazon EC2 ou ambientes de computação no local.

Ele possui  três opções :

AWS OpsWorks for Chef Automate ( serviço de gerenciamento de configuração, está opção oferece acesso a todos os recursos do Chef Automate, como gerenciamento de configuração e conformidade ele pode ser gerenciado por meio do console do Chef ou de ferramentas da linha de comando como o Knife, mantém o servidor do Chef com aplicação de patches, atualização e backup automáticos do servidor tudo integrado) ;

AWS OpsWorks for Puppet Enterprise ( serviço de gerenciamento de configuração, oferece acesso a todos os recursos do Puppet Enterprise, pode ser gerenciado por meio do console do Puppet ou o código existente do Puppet. Também mantém o servidor master Puppet aplicando patches, atualizando e fazendo backup de seu servidor de forma automática) ;

AWS OpsWorks Stacks ( serviço de gerenciamento de aplicativos e servidores, solução para modelagem e gerenciamento de aplicativos, permite modelar o aplicativo como um stack contendo várias layers(como balanceamento de carga, bancos de dados e servidor de aplicativos) . Pode criar instâncias do Amazon EC2 por camada, habilitar escalabilidade automática e configurar instâncias com Chef usando o Chef Solo, permite automatizar tarefas como a instalação de pacotes e linguagens de programação ou estruturas, configuração de software).

Vamos falar um pouco do AWS OpsWorks Stacks para acessar no console da AWS vai em pesquisar e digita OpsWorks, ele vai lhe direcionar para o console contendo as três opções de OpsWorks, e só click na desejada vou click em OpsWorks Stacks.

 

Vamos criar uma stack para isso click no botão “adicionar primeira Stacks” ele vai abrir um menu permitindo que você escolha um sample que possui algumas aplicações testes tanto Windows quanto linux ou escolhe uma versão do  Chef e criar a sua stack toda personalizada.

A escolhe a do sample, você deve selecionar qual sistema operacional deseja, click em “criar Stacks” , ele irá fazer um check-list depois click no botão de “explorar stack sample” e ele irá lhe direcionar para o console de direcionamento e controle daquele stack. Nele você pode criar os layers de configuração ( de balanceamento por exemplo), fazer deploy dos apps, configura a instância e monitorar todo seu stack.

Nas opções do Chef você terá mais opções de configurações como escolhe o nome da sua stack, qual o sistema operacional e distribuição, qual a região que irá roda a infraestrutura, a rede, se tem um cookbooks customizado do Chef, como será o root, o IAM, agente e mais algumas coisas, depois de você escolher tudo e só clicar  no botão “criar stack”. Ele irá criar e lhe direcionar para o console de gerenciamento dele.

Não esqueça você precisar criar um layer aí você pode escolher se quer usar OpsWorks, ECS ou o RDS para criar, configura as informações dele e click em ” adicionar layer”

Após ela criada você pode click nela e irá abrir um console de controle e monitoramento dela.

Agora crie a instância, mesmo processo escolha de criação da instância.

E agora vamos criar o Apps, nele você vai coloca um nome, escolhe como você deseja fazer o load da aplicação. Interessante que ele permite usar o Github. É depois e só selecionar onde está sua aplicação.

Não esqueça de iniciar  a instância para que ela funcione  após ela ativar ela já vai lhe permitir acesso via SSH, o arquivo da aplicação você pode usar por zip escolhendo a opção de resource HTTP Archive  ou Github usando  a url do repositório dele e só click na estrutura index da aplicação no Github e depois click no botão ” clone or download” click no ícone  de cópia a URL é coloca ele no campo de URL repositório dentro do stack no console da AWS.

Com estas informações já podemos utilizar a ferramenta OpsWorks da AWS, caso deseje mais informações sobre ele acesse o site abaixo:

https://aws.amazon.com/pt/opsworks/

 

Por hoje é só isso, nós vemos no próximo poste.

Beijos, Maga.😘

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *