AWS –  Elastic Beanstalk
AWS – Elastic Beanstalk

AWS – Elastic Beanstalk

Plataforma como serviço sem precisar se preocupar em instalar toda a infraestrutura ( apache,  IIS, doctor,  plyton e etc)  e ficar monitorando a AWS criou o Elastic Beanstalk gerenciamento completo de aplicativos  web,  para fazer tudo isso.

        Para acessar no console da AWS no pesquisa digita Elastic Beanstalk ou dentro do menu computação  ele esta lá.

Com ele você só precisa se preocupar com seu código e dos dados,  o resto o Elastic Beanstalk faz,  toda a parte de gerenciamento e monitoramento dos pacotes incluído os updates necessários.

AWS Elastic Beanstalk é um serviço de fácil utilização para implantação e escalabilidade de aplicações e serviços da web desenvolvidos com Java, .NET, PHP, Node.js, Python, Ruby, Go e Docker em servidores familiares como Apache, Nginx, Passenger e IIS. Você pode usado através do console do Elastic Beanstalk ou pela AWS CLI ( Command Line Interface).

Para maiores informações acesse o site da AWS abaixo.

https://docs.aws.amazon.com/pt_br/elasticbeanstalk/latest/dg/Welcome.html

Vamos então criar nosso primeiro aplicativo.

No console do Elastic Beanstalk click em aplicações e no botão criar ele vai lhe direcionar pedindo as informações:

Nome deaejado

Tag

Plataforma que você quer usar

Raficação da plataforma

Versão do produto

Código do aplicativo,  você pode escolhe um Aplicativo de exemplo ou Fazer um upload do código.

Origem do código,  se está localmente ou em um S3.

Obs: Não esqueça depois de você criar seu código, no vi ou no Visual Studio code,  você salva e zip ele para poder fazer o upload, pois ele só aceita zip para o upload.

Depois ele vai colocar o rótulo da versão.

Tag de código de aplicativo

É depois e só clicar no botão  criar Aplicativo.

Ele vai começar a fazer a criação do ambiente para seu código caso o corra algum erro ele  vai lhe informando nesta tela que ele carregou.

Tudo ok ela salva e já estará disponível  no console de aplicativos  para você verificar status, log, alterar,  fazer upload do seu código para isso e só clicar no nome do ambiente desejado.

Você também pode escolher em aplicativos,  nome do ambiente,  no menu lateral – Versões do aplicativo,  qual versão dos upload feitos você deseja roda e só click na versão e depois no botão ações e na opção Implantar ele abre a tela e você informa qual o ambiente que você  deseja implantar  a versão e só click no botão implantar.

Para criar ambiente e bem parecido você vai no console do Elastic  Beanstalk  clicar no menu lateral em ambientes depois no botão criar ambiente,  seleciona o nível do ambiente se web ou operador ( para processar cargas de trabalho longas  execução sob demanda  ou execute tarefas segundo uma programação)  click no botão selecionar.  Depois escolhe o nome do ambiente,  domínio,  descrição,  plataforma,  ramificação,  versão da plataforma,  código da aplicação se local ou de S3 que será feito o upload  e depois é só click no botão Criar Ambiente.

Você pode salvar a versão as configurações do ambiente,  no menu ambientes click no nome do ambiente desejado depois clicar no botão ações e em salvar configurações informa nome da configuração,  descrição,  tag, click no botão Salvar.

Com isso você tem uma imagem pronta de uma ambiente, que você pode criar apenas colocar um novo nome, para isso click no menu Ambientes vai no nome do ambiente  depois no menu Configurações Salvas e click no botão Iniciar Ambiente.

Não esqueça de matar as aplicações e os ambientes que não for usar mais para não ter surpresa na fatura.

Até a próxima.

Beijos, Maga.😘

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *