AWS – Relational Database Service (RDS).
AWS – Relational Database Service (RDS).

AWS – Relational Database Service (RDS).

Vamos conversar hoje sobre o banco de dados relacional da AWS o RDS.

Banco de dados gerenciavel, altamente escalonavel, alta disponibilidade e segurança. Os engines de banco de dados  disponíveis no AWS são SQLServer, MySQL, Oracle, PostgreSQL, MariaDB e o próprio da Amazon o Aurora ( engine de Postgre e do  MySQL  da comunidade que foi customizado para ter mais seguranca, resiliência, disponibilidade, performance para a Cloud da AWS).

Com ele você não vai precisar ficar gerenciando o banco, você pode usar o serviço com isso não terá que gerência cluster, nível baixo de disponibilidade, resiliência, algumas partes de Segurança.

Para acessar e só ir no console e digitar RDS e ele vai te direcionar para o console do RDS.

Lembrando o serviço de RDS é regional, uma região boa por questões de atualizações mais rápidas e preços é do leste Estado Unidos( Ohio) e leste Estado Unidos( N. Virginia), e um com baixa latência America do Sul ( São Paulo).

Vamos começar a criar, no console do RDS na lateral do lado esquerdo click no menu Banco de Dados.

Nele tem duas opções Criar Database ou Restaurar a partir do S3.

No criar database podemos escolher;

– Standart ou Easy.

– Qual o tipo de engine de banco de dados você quer.

– Versão do banco de dados escolhido que você deseja.

– Templates pode escolher entre;

Produção,

Dev/ Teste

Nível Gratuito

Nome do banco de dados

Credencial  do Master( root do banco de dados).

Tamanho do banco de dados (vai deixa escolher a depender do tipo de Templates que você vai escolher).

Tipo de Storage

Alocação do storage

Storage autoscaling

Máximo de Alocação

Disponibilidade e durabilidade

Multi-AZ( cuidados pois para você ter a disponibilidade de instâncias em standby, eles vão te cobrar o dobro( para ser exato olhe a tabela de preço da AWS) e muitas aplicações que você tem na sua empresa não estão preparadas para isso, não fazem teste de TCP, nem as aplicações quando fazerem o pool de conexão com banco, a aplicação inicia  e nunca mais faz um check de conectividade (retry) checagem de disponibilidade do banco de tempos em tempos o que seria necessário  para usufruir do serviço multi A-Z pois a AWS  ele de fornecere um DNS que tem nós de serviços que ele vai disponibilizar para você então, caso aconteça um problema em vai fazer o failover automático ( tira você do nó que está com problema  e coloca em outro nó e atualiza o DNS,  com nisso o DNS não muda mais o IP que resolve vai mudar porque mudou o nó, Observação importante: não coloque o IP da resolução do nome, coloco o DNS que a AWS lhe forneceu na configuração de conexão).

Conectividade – VPC que você vai usar( se você criar o banco em uma VPC de um banco você não consegue mudar de um para outro banco nem para outra VPC, você tem que fazer o backup e criar um novo).

Autenticação vo2ce pode escolher;

Senha

Senha e autenticação do IAM

Senha com Kerberos

Configurações Adicionais; nome específico se você quiser mudar o de cima, backup, janela de backup, criptografia do dado, página para verificar o que está acontecendo com seu banco de dados, monitoração de performance do banco, gravação de log em outro local, upgrade automático do maintenance da versão,  proteção contra  exclusão do banco de dados.

Click no botão criar banco de dados.

Quando criar ele vai criar o certificado RDS atual, mais caso você precise fazer alguma modificações na lateral  esquerda no menu Certificado Update.

E recomendado também passar no menu Recomendações que  o AWS vai lhe fornecer uma opinião do que você deve deixa habilitado.

No console do RDS para saber as configurações do seu banco de dados é só click sobre o nome do banco de dados desejado e ele irá carregar a página conteúdo abas; conectividade (você vai ter o Endpoint (DNS de conexão) que vai ser usado para a aplicação se conectar,  grupo de Segurança, replicação  e outros,  que você pode alterar e editar algumas regras), monitoração,  logs,configurações,  maintenace e backups, tags.

Aqui onde fica o DNS de conexão para você colocar nas sua aplicações é só cópia.

Pronto banco criado agora você pode estar fuxando a lateral esquerda e suas diversas funções para ativar e editar configurações dos seus bancos de dados. Espero que tenha gostado e  te vejo na próxima.

Mais informações sobre RDS;

https://aws.amazon.com/pt/rds/

Beijos, Maga.😘

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *